26.3.09

Liberdade e democracia

A liberdade pelos lados da esquerda sempre teve um carácter muito selectivo. A famosa liberdade de expressão, lembrada entre nós todos os anos lá para fins de Abril, é uma delas. Apesar de serem os primeiros a festejar a sua conquista de cravo em punho, alguns não conseguem disfarçar um convívio difícil com ela. Pior, só quando o incómodo se estende também à própria democracia e suas vicissitudes.

Ana Gomes, reconhecidamente uma mulher de muita fibra mas de pouca inteligência, provou-o neste post. Este Le Pen deputado europeu, contra quem Ana Gomes aponta baterias, não é mais do que um produto da democracia e as suas declarações idiotas resultado da existência da sempre desejável liberdade de expressão. Tem tanto direito como ela a dizer disparates – e nesse campo estão muito bem um para o outro. O que não me parece normal é que estes auto-proclamados arautos da liberdade e da democracia se regozijem pela tentativa de abafar a opinião livre de alguém democraticamente eleito. Pouca coerência e muita hipocrisia.

5 comentários:

Anónimo disse...

Hitler chegou ao poder, eleito pelo povo alemão.
Se o Sr. Tiago tivesse passo por um campo de concentração o que diria ao Sr. Le Pen?!?!
O sr. é livre de se expressar??
É abjecto que tais declarações sejam proferidas na casa da liberdade e da igualdade.
Se um membro de um partido de extrema direita tivesse proferido tais palavras no parlamento nacional, contra uma qualquer etnia, achava que era dignificante para a democracia???

Nuno Silva disse...

Pessoalmente, prefiro que digam do que sejam proibidos de dizerem...proibi-los de dizer é que, a meu ver, não dignifica nada a democracia!
No entanto se para o Daniel proibir qualquer pessoa de expressar o seu ponto de vista, por muito idiota ou reprovável que seja, é democrático, você lá sabe...

João Dantas disse...

Daniel:

É verdade que o partido do Hitler foi eleito pelo povo alemão...

Não é verdade, contudo, que ele tivesse sido eleito democraticamente (um senil Hindenburg ajudou à causa)...

João Dantas disse...

Este post ajuda a perceber bem o que se passou naquela altura...

http://ventosueste.blogspot.com/2006/03/hitler-foi-eleito-democraticamente.html

manuel gouveia disse...

A Ana Gomes é uma gata assanhada, mas só com ratinhos pequenos ou que não lhe ligam nenhuma...