21.3.09

Only in America!!!

Na Interstate 5, em San Diego, Califórnia, um insólito episódio aconteceu. Dois traficantes de droga, ao serem perseguídos pela polícia, deitaram pela janela da "pickup" que conduziam várias notas de 20 e 100 dólares.
Claro está, o caos tomou a autoestrada. Como podem ver no vídeo da BBC News, meio mundo que la passava parou os carrinhos na auto-estrada para apanhar as notas pondo em risco a sua vida...o comportamento humano é mesmo fascinante!

20.3.09

Querem discutir os problemas do País?

É fácil. Basta estar atento à novela criada em torno do processo de escolha do novo Provedor da Justiça. Está lá tudo.

19.3.09

Tino por Valongo...


...é uma possibilidade de slogan de campanha. É verdade, o homem que apelidou António Guterres como o maior líder da Europa anuncia amanhã, às 11h44, a sua candidatura como independente à Câmara Municipal de Valongo. É bom dizer que não caiu em Valongo de para-quedas, o ex-autarca de Rans vive em Valongo à já uns anos e quer dar o salta das Juntas para as Câmaras. Surpresas haverão, entre elas o seu programa eleitoral para o município portanto, amanhã as 11h44 é bom estarem atentos...

E ainda há quem o leve a sério...

Com a economia em recessão, empresas a fechar, investidores em fuga, consumo a baixar e o desemprego a aumentar, Manuel Alegre apresenta uma proposta irrealista insensata idiota estúpida. Diz ele que “é preciso aumentar os salários”...

Num país em que este homem mete medo ao partido do governo e merece a confiança de uns quantos eleitores algo vai mesmo muito mal.

Paradoxal?

Olhando para trás, tentando descobrir as raízes da severa crise que hoje nos afecta, rapidamente podemos chegar à conclusão que as baixas taxas de juro/aumento da massa monetária nos EUA tiveram um peso decisivo. Ao que parece, a última solução inventada por aqueles lados para combater a crise é voltar a fazer exactamente o mesmo. Há quem diga que problemas tão complexos conduzem a soluções inesperadas. Mas tanto?

18.3.09

Sim, sou liberal

Henrique Raposo, no Expresso (via O Insurgente):
"Nos últimos 100 anos, nenhum governo português colocou em prática políticas liberais. Perante este facto, a pergunta é óbvia: como é que a culpa da nossa crise pode ser atribuída a algo que nunca existiu em Portugal? Alguém me explica este milagre da lógica?"
________________
Leitura Complementar:
A crise e as propostas liberais.

As quotas

Há dias falava com uma amiga que, devido à sua afinidade partidária, eu julgava ser a favor da nova lei da paridade. Enganei-me. Mais do que a identificação política, a sua inteligência e o facto de ser mulher ter-lhe-ão permitido perceber a idiotice da lei.

Nela (a lei) preocupam-me o menosprezo da mulher que implicitamente é feito como se fosse uma minoria (quando na verdade acontece o oposto), o papel discriminatório gritante em relação ao homem e, claro, o esquecimento do mérito e da capacidade política como primeiros requisitos.

Mas uma consequência tão ou mais grave, de que nem sempre se fala, são estes tiques de autoritarismo com que o Estado impõe regras que limitam de forma inaceitável a liberdade, neste caso a dos partidos políticos, em nome de uma igualdade à força que apenas descredibiliza, ainda mais, a actividade política.

Também a mim me custa ver tão fraca intervenção de mulheres na política (curiosamente uma palavra feminina). E, por isso, julgo que seria pertinente, isso sim, fazer uma análise profunda, no interior dos partidos, acerca das razões pelas quais elas não são motivadas a participar na política activa, e que cada um tentasse debelar o problema da maneira que achasse mais conveniente – se achasse conveniente.

Já agora, porque não se criam quotas para negros, para estrangeiros, para cidadãos com menos de 25 anos ou com mais de dois metros de altura?

16.3.09

Dois homens de valor

No meio de tantas vozes ocas, há algumas pessoas que nos fazem acreditar que as coisas podem ser diferentes, que denunciam de forma coerente e sustentada, que por falarem dos vícios deste país se excluem e emancipam deles, e que mostram a fibra do tipo de cidadãos que precisamos para enfrentar cabalmente os problemas da nação.

Começo a achar que o problema deste país é mesmo recursos-humanos, não porque haja falta deles, mas porque não são os de valor que vão para o poder, antes os oportunistas e espertalhões.

No meu entender, estes dois senhores deviam fazer escola:


Reis de Visita a Portugal

Para além de ser uma mulher extremamente bonita, é um exemplo de Mulher, esta Rainha da Jordânia que esta de visita a Portugal com o rei Abdullah II.
Grande defensora dos direitos da Mulheres nos Países Árabes e de diplomacia, conquista todo e todos. Vêm a Portugal receber o prémio do Conselho da Europa.
Até eu admiro esta grande senhora.

15.3.09

La vie en rose (6)

Rachel Bilson. Um doce de menina.