13.4.09

Erro de casting


Este outdoor do PSD tem muito que se lhe diga.
Logo para começar, visualmente é péssimo. A pessoa ou pessoas que se lembram de o fazer deviam estar de mau humor ou guarda um qualquer rancor ao PSD ou a Dra Ferreira Leite.
Não cabe na cabeça de ninguém fazer um outdoor em que a base por trás da imagem é preta (ou azul mesmo escuro). Além de ficar mal, não faz grande sentido no cruzamento de cores com o laranja.
Em segundo lugar, a mensagem que este outdoor passa é de um populismo anormal. A frase "Política de Verdade" expõe demasiado a mensagem do PSD. Querendo passar a mensagem que a líder do partido tem vindo a tentar colar a Sócrates, de que o PM mente, podiam tê-lo feito de uma maneira muito mais subtil, muito mais inteligente e muito mais aceitável que "Política de Verdade". As pessoas que passam na rua conseguíam receber a mensagem de uma maneira mais subtil sem o populismo que a mensagem carrega. No entanto, só posso retirar dali que a Dra Ferreira Leite lê tão bem como eu as sondagens e sabe o lugar e a percentagem que tem. As vezes estas mensagens populistas funcional quase como "Hail Mary" para tentar abanar qualquer coisa.
Por último, as declarações de Luís Filipe Menezes não são despropositadas. Numa altura em que o PS tem Vital Moreira em todas as rotundas deste país, numa altura em que CDU, BE e CDS também vão começar a "publicitar" os seus candidatos, um cartaz com a Dra Ferreira Leite pode mesmo querer dizer aquilo que em cima já disse, a senhora sabe ler sondagens e vai querer uma cara melhor para PM. Eu não acredito muito nesta possibilidade (sou ceptíco em política por natureza) mas um Marcelo Rebelo de Sousa, um Rui Rio ou um José Pedro Aguiar Branco
podem ser os eleitos da senhora.
Ponho nesta lista Marcelo porque, pela figura que é, pela aceitação e prestigio que tem, será sempre sondado para tal. Rui Rio, a sair, deixaria o Porto sem "heir apparent" para a sucessão abrindo um caminho incerto, mas é, a meu ver o candidato número 1. Aguiar Branco é um homem de confiança, tal como Rio, e tem uma visibilidade mais baixa (o que neste momento pode ser positivo para o PSD) e tem uma experiência muito grande em política.
Em suma, este cartaz tem todos estes defeitos e outros tantos que possam ver, mas o maior é mesmo, a indefinição, o não se saber o porquê dele e para que serve...

1 comentário:

Manuel Oliveira disse...

A acontecer essa candidatura, seria mesmo o mais inteligente que se viu no PSD desde há muito muito tempo. A não acontecer, então de facto não se percebe bem o objectivo, ou melhor, percebe-se que no PSD tudo se continua a pensar da mesma forma. A ver vamos.